Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Editoria C

Histórico

Publicado: Terça, 12 Novembro 2019 13:27 | Última Atualização: Terça, 30 Janeiro 2024 10:23 | Acessos: 7647

 

 

NOSSA HISTÓRIA

   O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ) foi criado em 22 de abril de 1927, por intermédio do Despacho Ministerial daquela data, fruto dos esforços e da dedicação do então Cap Art LUIZ DE ARAÚJO CORREIA LIMA, seu primeiro Comandante.

   Nos idos da década de 1920, Correia Lima teve uma idéia bastante avançada para o Brasil da época: convocar os alunos das faculdades para cursar um centro de preparação, durante as férias e nos finais de semana, onde constituiriam uma reserva de alto nível para o Exército.

   Ainda Tenente, estudou os mecanismos de mobilização e recrutamento na Europa da Primeira Guerra Mundial, época em que foi extinta a Guarda Nacional, adotado o conceito das Polícias Militares como Reserva do Exército e instituído o Serviço Militar Obrigatório. Seu extraordinário descortino iria se comprovar alguns anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, quando metade dos Tenentes da FEB seria constituída de Oficiais R/2

   Provisoriamente instalado no quartel do 1º Grupo de Artilharia Pesada, em São Cristóvão, o CPOR/1ª Região Militar, em 1931, passou a ocupar o histórico quartel onde hoje está localizado o Museu Militar Conde de Linhares, construído em 1920, pelo General Rondon, então Diretor de Engenharia do Exército.

   Em meados de 1966, o quartel da Quinta da Boa Vista tornou-se pequeno para as modernas necessidades de formação de oficiais da reserva. O Estado-Maior do Exército criou os Cursos de Comunicações e Material Bélico, autorizando a mudança do aquartelamento para as instalações mais amplas do igualmente histórico Regimento "Dragões da Independência", transferido naquele ano para Brasília.

   No dia 05 de outubro de 1968, a mudança se efetivou e o Centro de Preparação de Oficial da Reserva (CPOR/RJ) deslocou-se, na Avenida Pedro II, para a nova sede, onde funcionou por quase 30 anos.

   No final de 1997, seu aquartelamento foi destinado ao 1° Batalhão de Guardas. O CPOR/RJ foi, então, transferido para suas atuais instalações no Bairro de Bonsucesso, assumindo as antigas dependências do 1º Regimento de Carros de Combate.

   Hoje, os integrantes deste Estabelecimento de Ensino se orgulham de pertencer a esta célula forte na área de Ensino do Exército Brasileiro (EB) e de dar continuidade aos ideais de Correia Lima - NOSSO FUNDADOR, PATRONO E GUIA. Permanecemos, assim, cumprindo a missão de formar uma Reserva atenta e forte e de trabalhar para que o Centro seja conhecido como a "Casa do Oficial R/2".

 

 
Fim do conteúdo da página