Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Engenharia
Início do conteúdo da página

Engenharia

  • Publicado: Quinta, 14 Novembro 2019 13:12
  • Última Atualização: Segunda, 29 Janeiro 2024 15:12
  • Acessos: 4127

ARMA DE ENGENHARIA

Por todo o Brasil, a Engenharia abre caminhos, lança trilhos, pereniza rios e efetua travessias. Ela é a arma de apoio ao combate que tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate. Possui duas vertentes, a de combate e a de construção, que em tempos de paz colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras.

SÍMBOLO DA ARMA DE ENGENHARIA

   O Castelo Lendário da Arma Azul-turquesa personifica o abrigo perpétuo e sagrado das tradições e dos feitos de seu insigne Patrono, Ten Cel João Carlos de Villagrán Cabrita. É inspirado nas fortificações construídas pelos portugueses ao longo da costa brasileira, com a finalidade de proteger o território de invasões estrangeiras, simbolizando o compromisso com a defesa nacional.

 

PATRONO DA ENGENHARIA

Ten Cel João Carlos Villagran CABRITA

   O Ten Cel João Carlos de Villagran Cabrita tombou no dia 10 de Abril de 1866, na Batalha da Ilha da Redenção, no rio Paraná, quando então comandava o Batalhão de Engenheiros, originário do lusitano Real Corpo de Engenheiros, na Guerra da Tríplice Aliança. O ilustre chefe, valoroso e heróico comandante, reviveu para a glória, como só ocorre com os verdadeiros soldados. Pelo exemplo legado e méritos incontestáveis, tornou-se patrono da Arma de Engenharia. É ele quem está à testa de todas as tropas de Engenharia que hoje desfilam, como a indicar o caminho às gerações de engenheiros que o sucederam na honrosa e digna missão de manter inviolável o imenso patrimônio territorial recebido como herança de nossos antepassados. O Batalhão de Engenheiros, surgido no alvorecer do ano de 1855, era a simbiose harmônica de apoio e dependência dos quadros técnicos e dos denodados combatentes. Seu trabalho foi consagrado na retumbante vitória do 10 de Abril de 1866, na conquista e manutenção do banco de areia, depois denominado de Ilha da Redenção ou Ilha Cabrita, em frente ao forte de Itapiru. A transposição do Rio Paraná, os trabalhos de organização do terreno e a construção de estradas, como a Estrada do Chaco, naquela memorável campanha, são aspectos que evidenciam as características - de técnico e de combatente - do Soldado de Engenharia.

 
Fim do conteúdo da página